Sobre - Império Otomano
114
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-114,bridge-core-2.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-19.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

SOBRE O BLOG

Olá! Por que e como surge o interesse de alguém por alguma determinada região ou país, quando não se é originário dele? Influências familiares, identificação de natureza meramente cognitiva, preferências estéticas, inconsciente coletivo ou, quem sabe, vidas passadas…?

Seja qual for a motivação, o interesse desse blog é o Império Otomano, o vastíssimo império que acabou influenciando e moldando a história do mundo atual, mas que, paradoxalmente, foi escondido dos livros de história ocidentais…

Quem aqui de nós, teve em suas aulas ginasianas de história, um substancial conteúdo sobre o império otomano? Sabíamos de tudo sobre o império romano, o grego, a França, a Inglaterra, a Alemanha, Espanha, nossa mãe Portugal, os Estados Unidos da América, até sobre sua sangrenta guerra civil… mas, império otomano, bem poucos sabiam…. quem tivesse alguma informação e tentasse saber um pouco mais, iria ouvir dos mais velhos, de forma distante e desinteressada, algumas palavras sem muita convicção e sem conhecimento de causa, sobre os turcos malvados……

Uma explicação possível para esse curioso fenômeno é a de que o Império Otomano tenha conquistado, do início do século XVI ao final do século XIX, dentre outras regiões, grande parte do sudeste e da Europa Central, tendo inclusive sitiado e quase conquistado no século XVII, a Viena cristã, da catedral de São Estevão, a sede da dinastia dos Habsburgos…

No aspecto político e religioso, as cruzadas dos séculos XI a XIII, com seus famosos templários, fonte inesgotável de livros e que povoam até hoje o imaginário ocidental, acabaram por gerar uma narrativa de atrocidades e de profanação de locais sagrados cristãos, incluindo a tomada de Jerusalém por Saladino, com seu exército majoritariamente formado por turcos seljúcidas, em 1187, o que contraria depoimentos de historiadores, que consideraram a captura de Jerusalém pelos cristãos ocidentais na 1ª cruzada (1099), este sim, um verdadeiro massacre.

Na visão do mundo ocidental cristão, o avanço otomano pela Europa, associado à religião islâmica, foi considerado como uma petulância, uma verdadeira heresia para as dinastias européias cristãs.

Outra explicação para esta percepção, relacionada à economia e ao comércio dos países europeus, se refere ao forte bloqueio marítimo otomano na Ásia e na África durante os séculos XV, XVI e XVII, o que acabou gerando muito desconforto, batalhas e causa das muitas das expedições marítimas européias e suas respectivas descobertas de novas terras, motivadas pela necessidade de encontrar rotas alternativas para o seu então altamente lucrativo comércio.

A atenuante para esse desconhecimento, é que o império cristão bizantino, mais antigo (século IV ao XV), contemporâneo do império otomano durante cerca de 300 anos (do século XIII ao XV), também é pouco lembrado… talvez porque ambos fossem orientais…

Bem, de qualquer forma, a realidade hoje é outra. O notável incremento do turismo mundial e a movimentação geopolítica na região balcânica, ocasionada pela queda da antiga União Soviética e por conflitos étnicos e religiosos, acabaram por propiciar o redescobrimento e o interesse por um dos maiores e menos conhecidos impérios de nossa história.

Sejam bem vindos ao Império Otomano …

Osmanli imparatorluğu

DO AUTOR

I. Este blog não tem fins comerciais, não gera receitas, não recebe nenhum tipo de subsidio, seja privado ou governamental e não tem aspirações acadêmicas. Trata-se de uma iniciativa individual que contempla, basicamente, textos de livros, artigos e reprodução de textos de sites e informativos dedicados ao tema, bem como pesquisas próprias do autor, tendo como objetivo identificar, coletar, selecionar e agrupar as diversas informações existentes sobre o império otomano, buscando facilitar a vida do leitor. Com isso, espera-se contribuir para a sua divulgação, bem como receber informações e trocar idéias que acrescentem e tornem o blog mais interessante, atrativo e útil para os seus leitores.

II. Acreditamos que apesar da sua história caracterizada por inúmeros conflitos, conquistas, batalhas e vidas perdidas que marcaram o nascimento, a existência e o declínio do império otomano, o conhecimento de civilizações e culturas distintas das nossas, sejam elas quais forem, nos permitem refletir sobre a beleza da diversidade, das suas particularidades e das descobertas e contribuições que cada uma delas trouxe para o nosso mundo atual.

Obrigado!

 Julio del Rio

× Como posso te ajudar?