
02 jan Ertugrul
Ertuğrul (1198-1281) foi o líder dos Kayi, uma tribo de turcos oguzes do norte do Irão. Foi também o pai de Osmã, que viria a ser o fundador do Império Otomano.
Tendo o Irã sido varrido pela invasão Mongólica de meados do século XIII, a tribo Kayi foi forçada a deixar o Irã em direção à Anatólia. Durante a fuga, o pai de Ertuğrul, Salomão (Suleiman) Shah morreu afogado na travessia do Rio Eufrates, quando batia em retirada de uma batalha perdida contra os Mongóis. Assim, Ertuğrul assumiu o comando da tribo dos Kayi aos 29 anos de idade.
Ala ad-Din Kay Qubadh I, o sultão seljúcida do Rum (Anatólia central), concordou em assentar Ertugrul e sua tribo no noroeste da Anatólia, em uma região ao redor da cidade de Sogut e compreendida entre o Rio Sangário e a Montanha Karaca Dag; na época um confim instável da fronteira turco-bizantina, e muito próxima a fortalezas gregas como Nicéia, Bursa e Nicomédia.
Ertuğrul, receberá do Sultão do Rum o título de Gazi, isto é, veterano de guerra, ou juiz e campeão da causa do Islã. Ertuğrul casou-se com Halime Hatun (nascida Halime Sultan), uma princesa seljúcida, filha de Maçude II, Sultão de Rum. Com seu casamento com Ertuğrul, e seu ingresso na tribo Kayi, ela passou a ser conhecida como Halime Hatun e após a ascensão de seu filho Osmã I ao trono, Halime ganhou o título de Valide Hatun.
Ertogrul se estabeleceu com sua tribo em Söğüt e regiões vizinhas por volta de 1230. Este território veio a constituir um beilhique do Império Rum, que a partir de 1281 teve Osmã, filho de Ertogrul como bei; este beilhique foi o embrião do futuro Império Otomano, cujo nome se deve a Osmã, que proclamou a autonomia do beilhique em 1299.
Söğüt, ou o beilhique de Osmã como um todo, encontrava-se rodeado por outras três importantes tribos turcas: os turcos de Eskenderum ao norte, os turcos de Esquiceir ao leste, e os turcos de Konyali ao sul. Além disto, havia as cidades gregas de Bursa, Niceia e Nicomédia ao oeste e noroeste, até então importantes fortalezas da porção asiática do Império do Oriente, de modo que a posição do beilhique Otomano podia ser considerada ingrata.
A lenda conta que Ertogrul bravamente manteve Söğüt imune a todas essas potenciais ameaças, de modo que seu filho Osmã pode vencer a todos elas durante seu reinado (de 1299 a 1326), inclusive conquistando Esquiceir e Eskenderum. Mais tarde, o neto de Ertogrul, Orkan I, capturaria Bursa (1326) e derrotaria os Bizantinos em Pelecano (1329, abrindo o caminho dos otomanos para a conquista de todo o noroeste da Anatólia. Com a captura de Bursa, Söğüt deixou de ser a capital dos otomanos, que passaram a governar o nascente império a partir dos luxuosos palácios bizantinos.
Hoje em dia Söğüt não deixou de ser uma pequena cidade da província de Bilecik, no vale úmido do Rio Sangário. Cidade essencialmente histórica, elementos da história otomana e estátuas em tamanho natural de seus sultões podem ser apreciadas no Museu Etnográfico de Söğüt.

Museu de Ertogrul Gazi em Söğüt
O casal Ertuğrul-Halime teve três ou quatro filhos, Gunduz Alpe, Savcı Bey e possivelmente Osmã I, assim como Saru Batu. Alguns historiadores otomanos, afirmam que a mãe de Osmã I é desconhecida. Söğüt foi a cidade-natal de Osmã.

Túmulo de Ertuğrul, em Sogut (Turquia)
Referências:
-
-
- A Istambul do sultão (Charles Fitzroy – Ed. Bizâncio) – Lisboa
- A Natureza do Estado Otomano Primitivo ( Lowry, Heath W. ) – Google Books
- The Ottoman Centuries: The Rise and Fall of the Turkish Empire – Kinross, Patrick (1977)
- Turquia Pré-Otomana: um exame geral da cultura material e espiritual e da história (Claude Cahen – Ed.Taplinger) – Nova Iorque
- Wikipedia
-